terça-feira, 27 de julho de 2010

ONDE ESTUDAR INGLÊS ONLINE?

Sempre digo aos meus alunos que na Internet não apenas encontramos jogos, MSN, orkut... há algo muito maior a ser explorado!
Seguem algumas sugestões de sites onde vocês poderão estar aprendendo ou melhorando a Língua Inglesa através da Internet! Procurem os gratuitos, OK? rs

Podemos começar por aqui:

Purdue Online Writing Lab (OWL): http://owl.english.purdue.edu/









Oxford University Press: http://ukcatalogue.oup.com/




Guide to Grammar and Writing: http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/





Activities for ESL Students: http://a4esl.org/







Fonte adaptada: Blog Sharing Learning

Good Luck and Have Fun!

terça-feira, 20 de julho de 2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO!

BRINCADEIRINHA, GENTE!




Aos meus amigos e às minhas amigas eu ofereço essas singelas mensagens!
Mas saibam que, com certeza, elas partem do fundo do meu coração!rs
FELIZ DIA DO AMIGO!




sexta-feira, 9 de julho de 2010

QUAL É O ASSUNTO QUE MAIS LHE INTERESSA?


Estava a escutar a música "Tempos Quase Modernos (qual é o assunto que mais lhe interessa?)" dos compositores Roberto Mendes e Capinam, na voz de Elba Ramalho e de Gabriel, O Pensador e fiquei a pensar nos meus alunos!
Qual será o assunto que mais lhes interessa?
E o seu? Você que é, não é, mas já foi ou vai ser aluno!
Qual é o assunto que mais lhe interessa?
Sexo, drogas, mortes, família, amor, namoro, estudo, escola...
Deixe aqui a sua resposta!
Estou curiosa!rs

Assista ao vídeo. Acesse:

quinta-feira, 8 de julho de 2010

NÃO ENTENDI NADA!


Expectativa e decepção!
Essas duas palavras resumem a meu ver a festa de apresentação do emblema da Copa do Mundo 2014 a ser realizada no Brasil!

1. Expectativa
Claro! Como será? O que será representado? O que será apresentado? De onde virá a inspiração? Tantas interrogações...

2. Decepção
Claro! Quem é a cara do Brasil?

Estou sendo sim preconceituosa:
* ao não me ver representada por um casal que mais pareciam uns holandeses apresentando uma festa completamente "global"? (preconceito mesmo, assumo)

* ao ver um discurso pífio do Presidente da FIFA, Joseph Blatter, já tentando se aportuguesar, mostrando que está se preparando para a próxima Copa?

* ao ver o nosso Presidente da República cometer alguns erros históricos quando falou de algumas copas passadas?

* ao ver um emblema, que vou chamá-lo de "Mete a Mão", que mais parece uma ânsia, infantilidade dos organizadores em dizer "Olhe, a taça é nossa!"? e, ainda por cima, com vermelho no meio...Por quê? Por que não se utilizou apenas as cores da Bandeira do país?

* ao ouvir dizer que a copa será "verde"? Verde me lembra matas, matas me lembram desmatamento, desmatamento me lembra o que estão fazendo com as nossas florestas...devo entrar nesse mérito?

* a não ver àqueles que todos consideram o Rei do Futebol, Pelé, na referida Festa? (será pelo fato de ele estar trabalhando em uma outra emissora "não-global"?

* ao ver um vídeo de apresentação onde no encerramento aparece Marta, a melhor jogadora do mundo, num país que nem valoriza o futebol feminino? Hipócritas...

* ao ver Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Paulo Coelho, Oscar Niemeyer e Hans Donner "comentando" a importância de se fazer a Copa aqui no Brasil? Só eles são personalidades brasileiras mundialmente conhecidas e dignas de aparecerem no vídeo ?

* ao ver uma festa de encerramento com Vanessa da Matta totalmente descontextualizada, desafinada, sem graça, sem brilho, numa apresentação pra lá de insossa?

* ao não ver negros, índios? (colocaram "uns" (Bahia, Manaus que eu me lembre!) lá na hora da contagem regressiva para a apresentação do emblema)

Eu não me senti representada e pronto!
Não senti a presença brasileira na festa!
Não senti o povo ali representado!
Não senti emoção!
Ai, meu Deus, se já começou assim o que poderemos esperar da Copa de 2014?
Enfim...
Não entendi nada!

Quando escrevi o texto, ainda não tinha conseguido a imagem do tal emblema ! Olha ele aí!

HAVIA UM STONE NO MEIO DA ARQUIBANCADA, por Jairo Pinto

Vejam que texto gostoso de se ler de meu amigo Jairo Pinto!
Apreciem-no!

“Havia um Stone no meio da arquibancada”

Por Jairo Pinto[1]

Enfim, estamos a quase uma semana da final em Joahnnesburgo, mas a copa na África do Sul is over para um montão de gente. Aqui no Brasil, ligar a TV, o rádio ou conectar-se a internet, bem como, abrir o jornal, a janela ou os olhos pela manhã, nos últimos dias, significou ter acesso irrestrito à Copa do Mundo de Futebol... Entretanto, quando me perguntavam sobre a seleção brasileira, sobre o campeonato mundial e coisas correlatas, não perdia tempo, mergulhava logo num esforço, para muitos enfadonho (com profundo arrependimento por ter perguntado), em analisar criticamente o que estava “por trás daquilo tudo”. E para tanto, valia de tudo mesmo: Por que o símbolo de nossa identidade nacional neste certame é um ‘ente absolutamente privado’?; Por que o nosso nacionalismo não tem preparo físico para ter fôlego até a prorrogação nas eleições de outubro? Por que determinados comentaristas insistem em infantilizar jogadores africanos chamando-os de inocentes o tempo inteiro? E não parava...


Apesar de não concordar com o chavão que diz que o futebol é o ópio do povo, estranho a super exposição do mesmo por aqui (dia de jogo do Brasil pareceu ter virado feriado), e isto tornava coadjuvante qualquer coisa que acontecia longe dos gramados do Soccer City Stadium na imprensa brasileira, como a aprovação esfacelada do Estatuto da Igualdade Racial, pelo Senado Brasileiro, enquanto os holofotes estavam na primeira Copa em solo africano, por exemplo.


Contudo, tentando não ser um tanto “novo rabugento”, resolvi ver o futebol por um ângulo não meramente funcionalista. Pus-me a ler um livro amarelinho, que morava há muito em minha estante, do pesquisador Aloildo Gomes Pires, sobre a trajetória de Apolinário Santana, o Popó, um craque negro que jogou no Ypiranga nos anos vinte do século passado. Enquanto descobria outro universo do mundo da bola, ouvi na tv uma entrevista do excelentíssimo senhor presidente, e comentarista esportivo, Luis Inácio Lula (corintiano) da Silva. Ele disse que não há culpados pela desclassificação da seleção brasileira... Neste momento, tive que deixar o craque do povo de lado (o Popó) para discordar do presidente (o Lula). Mesmo não sendo tão religioso, para mim, e para mais de quarenta mil pessoas no Orkut, há sim um culpado!!! A última vez que ele passou por aqui, em fevereiro de 2006, com um custo aproximado de dez milhões de reais, hospedou-se no COPAcabana Palace Hotel para fazer um mega show da turnê Bigger Bang World Tour.


Hoje, rememorando aquele momento que vi pela TV, enquanto cerca de um milhão e trezentas mil pessoas viram nas areias de COPAcabana, percebo que o vilão já previa algo. A última canção do set list do show era o prelúdio da Copa de 2010, no outro lado do Atlântico. (I Can't Get No) Satisfaction, esbravejava o Mick. E de fato, quatro anos depois, ele incorporou sua composição (e de Richards), lançada há mais de quarenta anos... Ele tentou no jogo dos Estados Unidos, ele tentou no jogo da Inglaterra, ele tentou no jogo do Brasil, ele tentou no jogo da Argentina e, até agora, em todos, ele não conseguiu... Deste modo, creio que vai ser difícil não se lembrar da primeira copa no continente africano quando se ouvir o som zulu das vuvuzelas e o som de certo clássico do rock inglês:


I can't get no satisfaction

I can't get no satisfaction

'Cause I try and I try and I try and I try

I can't get no, I can't get no


[1] Cientista Social e Poeta.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ÓTIMO RETORNO!


Após um recesso de quinze dias, espero que todos e todas estejam preparados (as) para o retorno às aulas com todo gás e muita energia positiva!
Que esse segundo semestre seja mais uma etapa a ser vencida e com muito êxito!
Repensemos nossas vidas, nossos atos, nossos objetivos e boa sorte!
Vamos lá!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

HINO AO DOIS DE JULHO


Hino "Dois de Julho"
Musica: José dos Santos Barreto
Letra: Ladislau dos Santos Tita

Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações

Cresce, oh! Filho de minha alma
Para a pátria defender,
O Brasil já tem jurado
Independência ou morrer.

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações

Salve, oh! Rei das campinas
De Cabrito a Pirajá
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será


DOIS DE JULHO! VAMOS COMEMORAR?

Há uns dois anos mais ou menos ouvi a quem considero um grande mestre e historiador Cid Teixeira falar numa rádio de Salvador sobre a Historia do Dois de Julho!
Ele falava o quão importante foi essa data para a consolidação da Independência do Brasil, dando detalhes sobre os grandes herois, o percurso feito por eles, o que foi alcançado, enfim, deu uma "senhora" aula !
E uma das suas falas me chamou a atenção: tão importante era a data para o povo baiano que todos os estudantes das escolas de então, principalmente os do Recôncavo Baiano, sabiam dizer tudo sobre ela!
Qualquer pergunta que se fizesse todos levantariam a mão com o maior orgulho em saber respondê-la!
Trabalho numa escola estadual que leva o nome desta referida data e, inspirada em Cid Teixeira, resolvi fazer o mesmo: ao chegar nas salas perguntei se alguém sabia o que se comemorava naquela data, o porquê do nome da escola, essas coisas...
Que decepção!
Mas não senti decepção pelo fato de os alunos não saberem responder a essas "simples" perguntas não!
Senti decepção por mim, por meus colegas, pela própria instituição de ensino que não percebia/ percebe a importância desta data histórica e nada fez/faz para enfatizá-la!
Eu como educadora me senti impotente...
Só fiquei a imaginar a sala de aula de uma escola de Cachoeira, por exemplo, relembrando as palavras de Cid Teixeira!
"O que comemoramos no dia Dois de Julho?"
"Por que será que a nossa escola tem esse nome?"
"Quem foram os herois dessa data?"
"Pirajá, já ouviram falar que existe um bairro em Salvador com esse nome? Por que será que ele tem esse nome?"
"Por que usamos como símbolos o caboclo e a cabocla?"
Bem, mesmo trabalhando com Língua Inglesa (surpresa eles ficaram com a minha proposta por esse motivo) fizemos uma pesquisa e, como resultado, eles perceberam e ficaram surpresos com a importância da data!
Mas quantos alunos estudam em escola públicas e não sabem o porquê de assim se chamarem: Anísio Teixeira, Manoel Devoto, Otávio Mangabeira, Odorico Tavares, Thales de Azevedo, Pierre Verger... vixe, imagine aí quantas escolas!
Acredito sim que esse trabalho de conscientização deve ser feito a partir do momento em que o estudante entra na escola!
Devemos mostrar para nossos educandos que, na maioria das vezes, damos nomes às escolas a pessoas/ fatos que deixaram marca no Estado, na Educação, nas Artes, na Política...

Vai a dica: repensemos nossos conceitos!
Abraços!

Para saber um pouco mais sobre a Independência da Bahia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Independência_da_Bahia