quinta-feira, 8 de julho de 2010

NÃO ENTENDI NADA!


Expectativa e decepção!
Essas duas palavras resumem a meu ver a festa de apresentação do emblema da Copa do Mundo 2014 a ser realizada no Brasil!

1. Expectativa
Claro! Como será? O que será representado? O que será apresentado? De onde virá a inspiração? Tantas interrogações...

2. Decepção
Claro! Quem é a cara do Brasil?

Estou sendo sim preconceituosa:
* ao não me ver representada por um casal que mais pareciam uns holandeses apresentando uma festa completamente "global"? (preconceito mesmo, assumo)

* ao ver um discurso pífio do Presidente da FIFA, Joseph Blatter, já tentando se aportuguesar, mostrando que está se preparando para a próxima Copa?

* ao ver o nosso Presidente da República cometer alguns erros históricos quando falou de algumas copas passadas?

* ao ver um emblema, que vou chamá-lo de "Mete a Mão", que mais parece uma ânsia, infantilidade dos organizadores em dizer "Olhe, a taça é nossa!"? e, ainda por cima, com vermelho no meio...Por quê? Por que não se utilizou apenas as cores da Bandeira do país?

* ao ouvir dizer que a copa será "verde"? Verde me lembra matas, matas me lembram desmatamento, desmatamento me lembra o que estão fazendo com as nossas florestas...devo entrar nesse mérito?

* a não ver àqueles que todos consideram o Rei do Futebol, Pelé, na referida Festa? (será pelo fato de ele estar trabalhando em uma outra emissora "não-global"?

* ao ver um vídeo de apresentação onde no encerramento aparece Marta, a melhor jogadora do mundo, num país que nem valoriza o futebol feminino? Hipócritas...

* ao ver Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Paulo Coelho, Oscar Niemeyer e Hans Donner "comentando" a importância de se fazer a Copa aqui no Brasil? Só eles são personalidades brasileiras mundialmente conhecidas e dignas de aparecerem no vídeo ?

* ao ver uma festa de encerramento com Vanessa da Matta totalmente descontextualizada, desafinada, sem graça, sem brilho, numa apresentação pra lá de insossa?

* ao não ver negros, índios? (colocaram "uns" (Bahia, Manaus que eu me lembre!) lá na hora da contagem regressiva para a apresentação do emblema)

Eu não me senti representada e pronto!
Não senti a presença brasileira na festa!
Não senti o povo ali representado!
Não senti emoção!
Ai, meu Deus, se já começou assim o que poderemos esperar da Copa de 2014?
Enfim...
Não entendi nada!

Quando escrevi o texto, ainda não tinha conseguido a imagem do tal emblema ! Olha ele aí!

8 comentários:

  1. Seria bem melhor se ele pensasse em como melhorar a educação do nosso país, emoçao de realmente transformar,mudar e assim fazer uma realmente revolução, uma emoçao para que este país mude e seja número um em revolucionar

    ResponderExcluir
  2. O que eu penso para 2014 é que não será facil ter e fazer o legado para essa copa...

    Muitas coisas vão acontecer para isso ser realidade, mudanças, guerras e outras coisas...

    Espero ver o meu país melhor do que agora... Até porque, vem aí copa, depois olimpiada e será que evoluiremos como nação?

    Não acredito que seja apenas futebol.. Tem MUITO dinheiro atras disso para ser apenas 22 caras correndo atras de uma bola...

    Vamos esperar o que vai acontecer!!!

    ResponderExcluir
  3. Hola Anaíse, blz?

    Quando li o tópico 2, lembrei logo de dois filmes do Joel Zito: o A Negação do Brasil e o Vista Minha Pele... A partir deles, fiquei pensando... Não seria PÓS-conceito?

    Abrçs, Jairo Pinto.

    ResponderExcluir
  4. Emily da 5B...

    Eu achei esse texto muito interessante

    ResponderExcluir
  5. edilene da 5ªf
    gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  6. luciana 5ºc oi professora esse texto é massa como a senhora diz.Eu assisti esse dia e tudo o que voce diz é verdade .eu adorei tudo vou sempre entrar no blog é TDB.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. A copa de 2014 ou a "LAVAGEM" de 2014? Porque só para a implosão da Fonte Nova segundo fontes, serão por volta de 30 millhões....É isso aí!

    ResponderExcluir
  8. Eu8 não consegui compreender o conteudo total do blog.

    ResponderExcluir