sexta-feira, 24 de junho de 2011
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM MILTON SANTOS?
Começo com essa pergunta porque hoje completam 10 anos da morte desse baiano ganhador do prêmio que corresponde ao Nobel de Geografia!
Será que muit@s sabem disso?
Será que já ouviram falar nessa pessoa que revolucionou/ revoluciona os estudos acadêmicos?
Será que ele é mais conhecido/ reconhecido fora do nosso país?
Milton Santos nasceu no interior da Bahia, no município de Brotas de Macaúbas, formou-se em Direito, mas a Geografia era a sua grande paixão!
Professor, Doutor, Escritor, Jornalista, ganhador de inúmeros prêmios...
Mas, como uma pessoa assim, não é conhecida por muitos?
Há cerca de nove anos um grupo de professores/ facilitadores/ psicólogos, todos voluntários liderados pelo então pároco da comunidade local, Gabriel Santos, se reuniu para dar início a um projeto no bairro do IAPI!
A proposta era fazer um curso pré-vestibular voltado para a população afrodescendente e carente, sem condições de pagar um desses cursinhos convencionais!
Qual nome dar a esse cursinho? Alguns nomes foram surgindo...
Com grande orgulho digo fazer parte do Quilombo Educacional Milton Santos!
Mais uma vez me questiono: será que os meus colegas educadores, principalmente os da área de Geografia, reconhecem e dão o devido valor à pessoa que revolucionou tal área?
Falam da sua importância a seus educandos?
Enfim, as trajetorias política e intelectual de Milton Santos estará sendo comemorada ao longo do mês de junho com inúmeras homenagens no Brasil e no exterior!
Fiquem atentos e acompanhem essas celebrações dessa pessoa que teve visões futuristas do que hoje acontecem nos grandes centros urbanos e que é, sem dúvidas, um dos grandes pensadores do século XX!
See you!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bacana seu blog, sempre antenado, sempre referencial. Gosto dele. Saudades de tu.
ResponderExcluirConheço Milton Santos sim, ao ponto de saber que ele foi um exemplo de pessoa. Se considerava um "negro em movimento". Sempre à frente do seu tempo, conseguiu propôr diversas possibilidades para construção de uma sociedade de igualdade e justiça social.
ResponderExcluir