sábado, 1 de maio de 2010

COPA DO MUNDO - OS JOGOS EXCLUDENTES, por Josiane Climaco























Achei tão pertinente a leitura desse texto que peço licença a Josiane para divulgá-lo!
Quem vai lucrar com a Copa do Mundo?
Já pararam para refletir sobre isso?

Com a chegada da Copa do Mundo em Junho na África do Sul , a Mídia , a FIFA e os Governantes, apontam benefícios à população.

Que este evento renderá mais empregos, divisão de renda, melhoria de estradas, turismo!

Porém não precisamos de muita astúcia para refletir a desigualdade velada. A FIFA armou uma forte represália às pequenas empresas e ambulantes neste País.

Os mesmos não terão acesso aos grandes centros para venda de sua mercadoria , a Empresa aérea da África do Sul , teve que mudar seu marketing para não ferir os contratos da FIFA.


Pergunto: quem terá acesso aos jogos? Quem na verdade lucra com esses investimentos?


Milhões, bilhões são investidos de dinheiro público pelos países que sediam o Mundial. A população com ilusão da universalização chamada FUTEBOL, “a Preferência Nacional ou diria Preferência Mundial”. Vibra, grita, luta, invade, enfarta pelos seus ídolos, seleções...

Que energia, olha o drible... o chapéu ...é golllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.

Poucos se beneficiam, muitos pagam a conta .


O monopólio das transmissões, a venda de ingressos vinculadas as empresas de turismo, preços exorbitantes. Assim vão desnudando os contrastes do país do Mundial. Onde o emprego público impera a formalidade e a grande população de Africanos na informalidade. Como participarão?

Apenas como meros expectadores em sua maioria fora dos estádios grandiosos, orgulhosos de tais estruturas? As Políticas Públicas de Esporte e Lazer , são realmente “Públicas “?


Entendo as honras de sediar este Campeonato, mais 7.968 bilhões de reais para ser o primeiro país do continente africano a realizar. São tantas exigências da tal FIFA.


E o Brasil para 2014? A previsão é gastar 120% a mais, neste momento... Até lá devemos aumentar o percentual .

Esta abundância de gastos generalizados, poderiam melhorar o nosso ranking em Saúde Pública, Ensino Público, Políticas de Esporte e Lazer, Moradia, Segurança ...hummmmmmmmmmmm


“VAMOS PARA FRENTE BRASIL, DEPOIS DA COPA VEM A REALIDADE!”


Por : Josiane Climaco – Especialista em Planejamento Educacional / Metodologia em Educação Física e Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário