domingo, 23 de maio de 2010

APRENDER UMA SEGUNDA LÍNGUA

O ratinho estava na toca, e do lado de fora o gato:

- MIAU, MIAU, MIAU...

O tempo passava e ele ouvia:

- MIAU, MIAU, MIAU...

Depois de várias horas e já com muita fome o rato ouviu:

- AU! AU! AU!

Então ele deduziu: 'Se tem cachorro lá fora, o gato foi embora'.

Saiu disparado em busca de comida e nem bem saiu da toca o gato CRAU!!

Incorformado, já na boca do gato perguntou:

- Qual é, ô gato?!!!

Que sacanagem é essa? Você latindo???

E o gato respondeu:

- Meu filho, hoje, nesse mundo 'globalizado', quem não falar pelo menos dois idiomas 'MORRE DE FOME'

E você? Concorda com essa afirmação?

5 comentários:

  1. Se os animais conseguem nos dar exemplos porque nós seres humanos ainda permanecemos em muitos instantes como animais?? É engraçado como vários textos utilizam dos animais e das suas relações de convicência para demonstrar lições de vida para as pessoas. Textos estes escritos por pessoas para pessoas. Mas, talvez seja essa uma verdadeira globalização... De sentimentos, pensamentos, crises... Ainda, estou tentando me inserir nessa relação com animais... Talvez eu tenha fugido um pouco da piada mas, caso queira debater estamos ai!!!
    Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida!
    Sinta-se à vontade... o blog é nosso!
    Abraços!
    Axé!

    ResponderExcluir
  3. bwvkv disse...
    Desde Esopo, na Grécia, as fábulas fazem sucesso. Os animais humanizados talvez sejam uma formula pedagógica simples e eficaz. O ensino/aprendizagem de línguas e linguagens é indispensável ao novo cidadão do mundo do século XXI. Nossa sobrevivência harmônica depende da boa articulação de idéias e compartilhamento de saberes.

    Em relação às línguas estrangeiras, especificamente, nosso país está muito defasado, por vários motivos (históricos e institucionais). Infelizmente, o que mais me estarrece é a falta de valorização do profissional da área, pois não tem as mínimas condições de exercer seu trabalho, alienando-se em relação à produção escolar, que se resume a apresentar "songs" em ocasiões festivas ou organizar as tão alienantes festinhas de "halloween". Como diria o orador romano Horácio: até quando?

    Francisco Meira

    ResponderExcluir
  4. Pois é Chico! Concordo com você! Na verdade, fazemos milagres em sala de aula! Material ineficaz ou inexistente, falta de funcionários, falta de apoio às vezes da própria U.E.... E vamos levando...
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  5. Show de bola...

    Na vida é assim tb.. Dentro da nossa propria lingua existem outra lingua que temos que aprender para sobreviver no mundo aqui fora...

    Piada inteligente, feita por gente inteligente...

    ResponderExcluir