quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 ANOS SEM ELE: BOB MARLEY!



30 anos!
Há exatos 30 anos morria Bob Marley!
O que me fez/ faz pensar: o que essa figura tem de excepcional para parecer continuar vivo e cada vez mais adquirir um maior número de fãs?
Nascido na Jamaica, ele escreveu músicas que falavam sobre protestos, amor, igualdade social!
Será que é isso?
As pessoas se veem nele representadas através de suas músicas?
Nada ou quase nada mudou na nossa sociedade desde então?
Não sei... pode ser
Bob era casado, teve um total de doze filhos, sendo quatro com sua esposa, Rita Marley, adotou dois, seguia a religião rastafári, fazia uso público da maconha, divulgou para o mundo o reggae e não morreu, como muitos pensam, por causa das drogas!
Acreditam nisso?
Muitos dos meus alunos gostam dele, o veneram, cantam suas músicas, mas não despertaram para saber sobre a vida desta pessoa!
Credo!
Mas não são apenas meus alunos: muitos acham que a droga o matou, sem saber o quanto ele "lutou" contra um câncer de pele que começou pelo seu pé!
Pasmem os que não sabiam! Pois é...
Assim como muitos não sabem sobre a sua vida, muitos não conhecem a sua obra!
Levei há alguns anos uma de suas músicas para ser trabalhada em sala de aula e uma aluna quando viu o nome Bob Marley exclamou logo: "Detesto ele!", "Que saco", dentre outras frases...rs
Ao final da aula, ela falou: "Essa música é dele mesmo? Ele pensava assim mesmo? Poxa, pró... adorei!"
E assim, desmistifiquei aquela imagem pejorativa que se tinha dele!
Adorei isso!
A verdade é que ele é considerado um mito, tal qual Elvis Presley e John Lennon, por que não?
Enfim, ele tem aqui mais uma fã que, sempre que possível, continuará a divulgar seu trabalho legendário!

Finalizo com algumas de suas frases que me fazem sentir prazer em lê-las:

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida..."

"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos?"

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque a sua consciência é o que você é e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles!"

"Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez!"

"Uma coisa boa sobre a música é que quando ela bate você não sente dor!"

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humandade viva unida...negros e brancos todos juntos!"


Visitem o seu site oficial: http://www.bobmarley.com/

See you!

2 comentários:

  1. dahora manow ,a pezar de eu ja saber sobre a morte dele ki comesso no dedo e tbm ki ele se machucou aki no brasil e tal's.. eu acho legal assim as pessoas mais velhas tbm curti o bob onde eu moro e somente noois <- as mlk's para os adutos somos drogados sem clase oeiowieow <-
    mais como o propio bobo dizia néah ?

    "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque a sua consciência é o que você é e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles!"

    ResponderExcluir