terça-feira, 24 de maio de 2011

MORRE ABDIAS DO NASCIMENTO, guerreiro do povo negro

Faleceu nesta manhã de terça, 24, no Rio de Janeiro, o escritor Abdias do Nascimento. Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias foi um corajoso ativista na denúncia do racismo e na defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo. O Brasil e a Diáspora perdem hoje um dos seus maiores líderes. A família ainda não sabe informar quando será o enterro. Aos 97 anos, o paulista de Franca, passava por complicações que o levaram ao internamento no último mês. Deixa a esposa Elisa Larkin, filhos e uma legião de seguidores, inspirados na sua trajetória de coragem e dedicação aos direitos humanos.
Tenho uma grande amiga a quem considero muito e que atualmente está morando em Luanda, Cláudia Santos! Vejam que singelas palavras escritas por ela:
"Sabe quando parece que a rotação da Terra para, não há ar, e tudo que você sabe não te vale de nada? Foram só alguns segundos ou minutos...nem sei... mas foi a sensação de ler que Abdias do Nascimento não está mais entre nós!"
Acho que a foi a sensação de nós todos que conhecemos o seu legado, sua obra, seus pensamentos, sua trajetoria de vida!


Foto: doolharnegro.blogspot.com


Fonte adaptada: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário